O módulo de certidões pode ser personalizado, para na inclusão e geração da certidão utilizar configurações personalizadas e com isto agilizar o processo. Dividido em três abas, a inclusão dos dados e personalização pode ser realizada através do menu Utilitários > Painel de controle > Certidão.
Os campos para inclusão mínima de uma solicitação de certidão no sistema são: solicitante e parte procurada, os demais campos não são obrigatórios para a inclusão.
Para os clientes do estado de Santa Catarina, devido ao envio do selo ao TJSC, são solicitados mais dados a serem informados para um cadastro de solicitante, assim ao fazer a inclusão do pedido, esses campos também são validados e informados ao usuário, mas é possível incluir o cadastro sem os mesmos, para isto, é necessário configurar a opção através do menu utilitários > painel de controle > configurações diversas > Outros > Permitir incluir atos sem preencher campos obrigatórios para selo SC.
Aba solicitação
Utilizado para inclusão dos dados principais da solicitação.
Para inclusão do solicitante da certidão, é necessário o cadastro do solicitante no sistema, caso realize a busca e não encontre o nome da parte, o seu cadastro pode ser realizado através do botão “novo cadastro”.
Pode ser utilizado um cadastro que já existe no sistema ou informar o nome da parte procurada sem o cadastro. Ao gerar a certidão com um cadastro de parte procurada que já existe no sistema, não será exibida a tela de cadastro, e somente a tela do fichário da parte procurada.
Registros / Averbações vinculados a parte procurada
Caso a parte procurada tenha registros no cartório, será exibida a lista de atos vinculados.
Informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Informações referentes ao TJ de Santa Cataria.
Aba Outros
Utilizado para inclusão dos dados adicionais da solicitação. São campos de preenchimento opcional.