NOTÍCIAS

31 DE MAIO DE 2019
NOTA PÚBLICA SKY INFORMÁTICA LTDA - 31 de Maio de 2019


nota publica

 

NOTA PÚBLICA

 

SKY INFORMÁTICA LTDA., empresa que presta serviços na área de desenvolvimento de softwares, em especial para Notários e Registradores, considerando recentes Fake News que estão sendo divulgadas em redes sociais e através de aplicativos de compartilhamento de mensagens que maculam o seu bom nome, de seus sócios e de seus funcionários, em face dos seus cunhos calunioso e difamatório, por orientação do escritório Fischer & Harzheim Macedo Advogados, através da Dra. Elaine Harzheim Macedo, que assina em conjunto a presente, vem a público informar o que segue.

 

No dia 22/5/2019 o suporte técnico foi acionado pelo Registro de Imóveis da 2ª Zona de Caxias do Sul-RS (atendimento nº 484403), às 8h50min, relatando que todos os atalhos do sistema da SKY não estavam disponíveis nos computadores da serventia. Às 9h36min o cliente reiterou o contato solicitando urgência. O funcionário da SKY dirigiu-se ao local o mais rápido possível. Lá chegando foi informado pelos responsáveis pela infraestrutura de TI da serventia que os dados armazenados no servidor haviam sido criptografados por um vírus que lá teria sido colocado por funcionário da SKY, razão pela qual solicitaram que se retirasse da serventia.

 

Tendo em vista tal informação, a empresa encaminhou outros funcionários à serventia, acompanhados do gerente de TI para ajudar na recuperação dos dados. Novamente ao chegarem na serventia foram impedidos de acessar os servidores, sendo-lhes informado que os discos rígidos estavam sendo formatados. Houve imediato alerta para não realizar tal procedimento porque implicaria no descarte de todas as informações, não se podendo aferir o que de fato ocorreu.

 

Ainda, considerando que houve a formatação do servidor, a SKY foi acionada para restaurar os bancos de dados dos sistemas para viabilizar a abertura da serventia no dia seguinte (23, quinta-feira), o que prontamente foi realizado. Também no início da tarde do mesmo dia, o Diretor da SKY Paulo Kindel, junto com a Coordenadora Comercial e o Gerente da equipe Registral, foram até a serventia para esclarecer o ocorrido e se colocar à disposição para ajudar no que fosse necessário. Na ocasião foi-lhes informado que a SKY não mais iria prestar os serviços de sistema para a serventia e que estava dispensada.

 

Inverídica a acusação de ser a SKY responsável pela criptografia. Se tentou de várias maneiras investigar o ocorrido pelos registros de log de sistema do servidor mas os funcionários da SKY foram impedidos de realizar a análise, sendo que na ocasião, lá se encontrava, ainda, um consultor independente de infraestrutura de TI, que foi chamado pela Serventia para fazer uma avaliação das vulnerabilidades da infraestrutura.

 

A opinião técnica da SKY acerca do ocorrido, sujeita naturalmente a maiores avaliações, considerando que não foi permitido acesso aos computadores, é que possivelmente houve um ataque de força bruta por um vírus que criptografa os dados do disco rígido, também comumente conhecido por Ransomware. Nesses casos, o usuário para ter novo acesso, em geral, é compelido a pagar uma quantia ao autor do ataque. Tal espécie de ataques cibernéticos, utilizando a técnica do Ransomware, como é cediço e amplamente divulgado na mídia, não são raros. Estes tipos de ataques podem ser originados em qualquer lugar do mundo.

 

Ao final, cumpre registrar que a Empresa SKY INFORMÁTICA LTDA, que presta serviços há 28 anos na área de desenvolvimento de softwares, notadamente para Notários e Registradores, sempre se pautou pela correção de seus procedimentos, não existindo qualquer mácula no atendimento aos seus clientes. A confecção e divulgação de notícias, de cunhos calunioso e difamatório, tanto para a empresa, seus sócios e seus funcionários, que ensejaram a presente Nota Pública, serão objeto de processos judiciais nas searas cível e criminal, tudo de acordo com a análise que vem sendo realizada pelo escritório de advocacia contratado.

 

Montenegro, 31 de maio de 2019.

 

FISCHER & HARZHEIM MACEDO ADVOGADOS

Dra. Elaine Harzheim Macedo, OAB/RS 7.249

 

SKY INFORMÁTICA LTDA.

Diretor Paulo Kindel

Outras Notícias